De acordo com um estudo desenvolvido pela ONG Think Olga divulgado em 30/07/2024, 86% das mulheres brasileiras consideram ter muita carga de responsabilidades e, destas, 45% possuem diagnóstico de ansiedade, depressão, ou outros tipos de transtornos.
Inteligência Emocional, termo amplamente utilizado nos últimos anos envolve a capacidade de perceber minuciosamente, de avaliar e expressar emoções, perceber ou gerar sentimentos quando estes facilitam o pensamento, assim como, a compreensão e controle da emoção para promoção do crescimento emocional e intelectual.
Quando considerada a saturação de profissionais em determinadas áreas e situação econômica atual, somada a alta taxa de desemprego no Brasil, a ocupação de um cargo passa por alta seletividade, sobretudo para as mulheres. Nesse contexto, por tratar-se de um diferencial, a tendência de valorização das soft skills, também conhecidas como atitudes comportamentais inatas ou aprimoradas por cada pessoa, tende a ser um diferencial relevante, por estarem diretamente relacionadas à inteligência emocional, assim como às habilidades mentais do ser humano e, especialmente, por determinarem a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal do profissional em busca de uma colocação no mercado.
A tecnologia representa uma das principais causas de mudanças no mercado atual, considerando a perspectiva financeira, responsável por provocar impactos econômicos de um país. O avanço das máquinas e a presença da inteligência artificial favoreceram a agilidade e a assertividade de muitos processos, no entanto não substituíram as habilidades humanas, exigindo dos profissionais visão abrangente e horizontalizada, não pautada somente aos limites organizacionais, de forma que os colaboradores passassem a ser considerados parceiros do negócio, sendo corresponsáveis por uma parcela dos resultados, fazendo com que as empresas procurem por pessoas com conhecimento técnico, mas sobretudo com habilidades adquiridas ao longo de seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O trabalho representa uma atividade indispensável ao ser humano devido a sua importância sociológica, que para a maioria das pessoas é a principal fonte de renda, fundamenta o desenvolvimento de habilidades e aptidões, favorece o acesso a contextos diferentes do doméstico, possibilita a ampliação de contatos sociais e auxilia a construção da individual e coletiva, além de sua importância ontológica, como uma atividade capaz de estabelecer mediação entre o ser humano e a natureza e a transformação intrínseca ao processo, de forma que ao transformar a natureza o ser humano transforma-se a si mesmo, durante a ação.
Logo, é fundamental o uso da inteligência emocional nos tempos atuais para que nós mulheres, possamos ocupar vagas de emprego e cargos que nos proporcionem prazer, afinal, profissionais com inteligência emocional possuem maior capacidade para lidar com fatores estressantes, tomam decisões assertivas, são resilientes e constroem relacionamentos saudáveis.
Sugestão para leitura:
CNN. 86% das mulheres consideram ter muita carga de responsabilidades 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/86-das-mulheres-consideram-ter-muita-carga-de-responsabilidades-aponta-pesquisa/#:~:text=De%20acordo%20com%20um%20estudo,ter%20muita%20carga%20de%20responsabilidades
Contato:
E-mail: janizecs@yahoo.com.br