É preciso que os profissionais de saúde no contexto geral estejam atentos para promover a sensibilização da sociedade masculina para a importância do rastreio preventivo no combate aos problemas de saúde que afetam os homens.
As vezes os homens só lembram de cuidar da sua saúde no mês de novembro porque se fala mais do câncer de próstata, mas é imprescindível que o cuidado a saúde do homem vá além do Novembro Azul e se preocupem com outras doenças que afetam a população masculina.
O risco de homens morrerem por doenças crônicas não-transmissíveis, principalmente por doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, é de 40% a 50% maior em relação às mulheres.
Uma pesquisa recente com pacientes do Centro de Referência em Saúde do Homem do Ministério da Saúde do Estado de São Paulo mostrou que 60% dos pacientes que visitam hospitais apresentam alguma doença fatal. O diagnóstico tardio muitas vezes afeta e muito o tratamento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres e apresentam índices mais elevados de algumas doenças. As doenças que são comuns ou afetam apenas os homens incluem:
Doenças cardiovasculares – infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral estão entre as principais causas de morte no Brasil. A maior incidência é entre os homens. Os fatores de risco incluem pressão alta, obesidade e alguns hábitos relacionados ao estilo de vida, como tabagismo e sedentarismo.
Câncer de pulmão – atinge duas vezes mais homens do que mulheres. Maior parte dos casos diagnosticados (90%) está associada ao hábito de fumar. Os principais sintomas são tosse, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar.
Câncer de próstata – é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens. Quando diagnosticado no início, tem 90% de chances de cura. Mas, para isso, é preciso quebrar o tabu e realizar o exame de toque retal periodicamente a partir dos 40 anos.
Portanto, fazer avaliações de rotina, é imprescindível para manter um estilo de vida saudável no combate a problemas de saúde.
Sugestão para leitura:
Saúde masculina: como se prevenir das doenças mais comuns? Disponível em: https://superafarma.com.br/saude-masculina-como-se-prevenir-das-doencas-mais-comuns/
Contato:
E-mail: dr.luizmaia@gmail.com